domingo, 29 de setembro de 2013

Livro de Agosto de 2013: Lucíola


Livro de Agosto de 2013




Título: Lucíola
Autor: José de Alencar
Editora: Martín Claret
Gênero: Romance, Literatura Nacional
Número de Páginas: 151 Páginas
Sinopse:  Em cartas que a destinatária, sra. G.M, posteriormente organizaria em livro e faria publicar sob o título de Lucíola, Paulo Dias, o protagonista/narrador/missivista, conta a história de seu relacionamento com uma mulher, explicando inicialmente que não o fazera de viva voz em virtude de, na ocasião de uma visita a que alude, estar presente a neta da própria destinatária, uma menina de 16 anos. Logo após ter chegado ao RJ, procedente de Olinda, em 1855, com cerca de 25 anos, Paulo foi convidado por um amigo, o sr. Sá, a acompanhá-lo à Festa da Glória, quando lhe atraíra a atenção uma jovem e bela mulher que, de início, em sua simplicidade de provinciano adventício, não identificara como cortesã ( ou prostituta). Ao ver Lúcia, assim se chamava a mulher, tivera a impressão de já conhecê-la. De fato, à noite lembra-se de que, realmente, já a tinha visto antes, no dia mesmo de sua chegada ao RJ, em um carro elegante puxado por dois fogosos cavalos, e exclamara então para um companheiro de lado: "Que linda menina! Como deve ser pura a alma que mora naquele rosto!" e que gentilmente, após, alcançara-lhe o leque que deixara cair na rua. Lúcia era, assim, uma mundana de rara beleza e suave aspecto, que faziam parecer uma jovem inocente. Pelo menos, essa foi a impressão de Paulo e que o levou a apaixonar-se, mesmo depois de saber quem era ela. Tal como a pintou o romancista e se depreende de toda a história, ela era de natureza complexa nas alternativas de sua vida e do seu temperamento. Boa nas intenções, mas devassa na prática da vida que levava; interesseira e avara na conquista do dinheiro fácil e, ao mesmo tempo, generosa ao dar esmolas e na ajuda a parentes; com um passado de luxo e dissipação, se apaixona da maneira mais romântica pelo jovem que nela descobrira bondade e ternura. Enfim, era bem feminina ao parecer tantas numa só. Paulo, no entanto, no entusiasmo da paixão, definiu-a: "Tu és um anjo, minha Lúcia!"... (Fonte: Trecho retirado da Resenha do Guia do Estudante. -http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/literatura/luciola-resumo-obra-jose-alencar-703820.shtml)



Comentários:
“Mais um livro que leio da estante de quinquilharias do meu quarto. Comecei a ler um outro livro no mês de agosto, mas interrompi a leitura para me dedicar a este, Lucíola, de José de Alencar. Este é o típico livro de ensino médio que os professores nos mandam ler porque vai cair em algum conteúdo de uma ou outra disciplina... Confesso, que apesar de já tê-lo lido, não me recordava de praticamente nada de minha leitura anterior, o que conferiu uma experiência nova de leitura, como se fosse a primeira vez. Penso que a maturidade me fez ler o livro com outros olhos e a compreendê-lo bem melhor, uma vez que o tipo de escrita não é fácil, cheio de termos arcaicos, típicos da escrita de outrora. Mas apesar de alguns termos difíceis e das descrições extensas e por vezes metafórica do autor e personagem central do romance, a história me cativou por completo. Senti a intensidade do amor quase proibido de Lúcia e Paulo ao longo das páginas, das exigências sociais e das convenções que atingiam os dois, deixando-os em uma ambivalência grotesca entre seus sentimentos e seus reais compromissos que cada um tinha socialmente...
De modo particular, Lúcia, a mais bela e fogosa cortesã da corte carioca dos velhos tempos me encantou e me fascinou muito, com sua singeleza d’alma e voluptuosidade do corpo encarnado de um espírito especialmente singular. Me identifiquei com a personagem pelo fato de nos últimos tempos sentir-me assim, meio objeto de deleites alheios. Um trecho em particular, serve-me de ilustração para como me senti através das próprias palavras de Lúcia:

"Quando lho dei a perceber, ela respondeu-me:

- Que importa? Contanto que tenha gozado de minha mocidade? De que serve a 

velhice às mulheres como eu?"

Às vezes me sinto assim, meio Lúcia: diáfano, dúbio, sozinho, cortesão... Justamente servindo as vontades e caprichos de seres alheios, seres que não hão e nem podem me completar e me oferecer aquilo que necessito, tão e simplesmente, mas que de tão simples, parece ser impossível de que me seja destinado... Mas não só de romance, amor e coisas doces vive esse belo romance nacional. Há humor e partes bem excitantes, se você sabe apreciar as intenções por detrás das entrelinhas escritas na página do papel. Certos trechos de Lucíola são bem interessantes por suscitar a lascívia do leitor imaginativo, como no trecho que abaixo se segue:

"Uma vez levantado o cálice, a contração muscular foi tão violenta que o cristal espedaçou-se entre as falanges delicadas. Tinha-se ferido e para estancar o sangue, mergulhou o dedo no meu copo cheio Sauterne: o áureo licor enrubesceu; e eu esgotei-o até a última gota num assomo de galanteio romântico.
Lúcia acompanhou o meu movimento com um olhar tão cheio do que olhava, como se eu lhe bebera a própria vida nessas gotas tinta de seu sangue.
- Se o bebesse todo!... balbuciou.
- Tu morrias, Lúcia! respondi sorrindo.
- Eu... viveria; e o resto seria pasto dos vermes, como foi pasto dos homens."

Trecho forte e instigante de vários significados... Mas enfim, não vou aqui discorrer sobre eles, ou não terminaria esta postagem mais nunca... Para finalizar, um trecho não menos digno deste romance impossível de Paulo e Lucíola. Tal trecho lembra-me o poeta Vinícius de Moares quando diz ‘que não seja imortal, posto que é chama, mas que seja eterno enquanto dure’ e que durará pra sempre se preservar em si a lembrança da pessoa amada, por mais que esta parta desta vida, bem como confessou Mária da Glória, a doce Lúcia, a linda Lucíola, em seu leito de morte:

‘Eu te amei por séculos nestes poucos dias que passamos juntos na terra. Agora que a minha vida se conta por instantes, amo-te em cada momento por uma existência inteira. Amo-te ao mesmo tempo com todas as afeições que se pode ter neste mundo. Vou te amar enfim por toda a eternidade’ - Lucíola, últimos trechos.

Encerro os meus comentários com a explicação da alusão do título da obra:

‘AO AUTOR

Reuni as suas cartas e fiz um livro.
Eis o destino que lhes dou: quanto ao título, não me foi difícil achar.
O nome da moça, cujo perfil o senhor desenhou com tanto esmero, lembrou-me o nome de um inseto.
Lucíola é o lampiro noturno que brilha de uma luz tão viva no seio da treva e à beira dos charcos. Não será a imagem verdadeira da mulher que no abismo da perdição conserva
a pureza d’alma?
Deixem que raivem os moralistas.
A sua história não tem pretensões a vestal. É musa cristã: vai trilhando o pó com os olhos no céu. Podem as urzes do caminho dilacerar-lhe a roupagem: veste-a a virtude.
Demais, se o livro cair nas mãos de alguma das poucas mulheres que lêem neste país, ela verá estátuas e quadros de mitologia, a que não falta nem o véu da graça, nem a folha de figueira, símbolos do pudor no Olimpo e no Paraíso terrestre.

Novembro de 1861.
G. M.


Fica deste livro o pesar de tê-lo perdido, mas o sabor de tê-lo lido. Espero sinceramente que quem o encontre leio-o e goste do romance tanto quanto eu. E espero, quem sabe, talvez, um dia viver um romance tão intenso quanto o que viveu Maria da Glória – Lúcia – Lucíola.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou desse post? Deixe sua reação e aproveite para publicar seu comentário.

Obrigado.

Cristian Chocolath